Coleções Zoológicas
Coleções zoológicas são centros de documentação que mantêm um registro permanente e ordenado de faunas de hábitats e regiões diferentes. As coleções são compostas de conjuntos de espécimes inteiros ou partes, preservados para estudo, constituindo amostras de populações naturais. São coleções científicas e não são usadas para exposição nem para atividades didáticas rotineiras. São essenciais para pesquisas em várias áreas, como Sistemática, Ecologia, Biogeografia, Biologia da Conservação, e Morfologia comparada.
Parte do material dessas coleções é insubstituível e outra parte pode ser substituída apenas a um custo muito elevado. Entre o material insubstituível estão alguns tipos primários, o material-testemunho ("vouchers") mantido como referência de trabalhos de pesquisa publicados e teses de mestrado e doutorado, e o material proveniente de hábitats que já desapareceram, como por exemplo o proveniente de áreas que foram inundadas por hidrelétricas.
As coleções do Departamento de Zoologia da UnB surgiram juntamente com o departamento (criado como "Laboratório"), na década de 60. Essas coleções são dinâmicas e crescem continuamente, exigindo manutenção constante.